• (11) 3090-2451

Parceria Sysplan e Fundação Hospital Santa Lydia

Alissa Penteado em 11/10/2018

A Sysplan, empresa de tecnologia em informática em saúde, tem como objetivo principal possibilitar aos laboratórios terem um sistema de qualidade e atualizado com as principais tendências do mercado. Nós estamos sempre atentos às novas tecnologias, para entregarmos uma solução atual e inovadora para os nossos clientes. Contamos com uma equipe multidisciplinar e qualificada para possibilitar essa melhoria e evolução contínua dos nossos processos, funcionalidades e tecnologias.

E isso se reflete nas parcerias que criamos ao longo de 35 anos de existência, como é o caso da parceria entre Sysplan e Fundação Hospital Santa Lydia que já dura quase 10 anos. Em agosto deste ano, 2018, fizemos uma visita ao laboratório da Fundação Hospital Santa Lydia e tivemos a oportunidade de bater um papo com a Erika Rehder, biomédica responsável pelo laboratório.

Eles possuem a seguinte estrutura informatizada: 8 unidades do laboratório que utilizam o sistema LaborLis, interface com 15 equipamentos de análises clínicas, que são responsáveis pela realização de aproximadamente 70% dos 120 mil exames/mês realizados pela instituição, e integração com dois sistemas, o sistema de gestão da secretaria municipal de saúde que interliga as unidades de saúde (UBS, UPA) e o sistema de gestão hospitalar do Hospital Santa Lydia.

                                                                       

Todo o processo de solicitação de exames é realizado nos sistemas de gestão das instituições de saúde, seja no sistema de gestão da secretaria municipal de saúde ou o no sistema do Hospital Santa Lydia, essas solicitações vão automaticamente via integração para o sistema LaborLis. As amostras dos exames são então encaminhadas para o laboratório central, recebidas no sistema LaborLis e a partir daí os exames são realizados e os resultados são inseridos no sistema LaborLis, por interfaceamento das máquinas. Uma vez que o resultado foi inserido no sistema eles são assinados e, então, liberados para que sejam consultados pelos profissionais de saúde que fizeram essa determinada solicitação de exame. E a partir desse momento a integração é ativada novamente para que os resultados fiquem disponíveis para as unidades de saúde, seja no sistema de gestão da secretaria municipal de saúde ou o no sistema do Hospital Santa Lydia

E toda essa estrutura está hospedada na nuvem, o que garante segurança, disponibilidade e rapidez em todo o processo de interfaceamento dos resultados de exames e ainda as integrações com os sistemas de gestão de saúde.

A biomédica responsável, Erika Rehder, enfatiza a facilidade e rapidez na assinatura e liberação dos resultados dos exames: "Como  existem várias possibilidades de assinatura e liberação de resultados de exames no sistema LaborLis, isso facilita e agiliza o processo, uma vez que o usuário pode escolher a forma que é mais aderente à rotina de trabalho do laboratório".

Fonte: Sysplan